As imagens de estádios vazios nas
cinco primeiras partidas da Copa América do Brasil abriram a primeira crise do
torneio. Preocupados, os organizadores da competição agora discutem
alternativas para resolver o problema.
Importante esclarecer: embora
seja um torneio da Conmebol, entidade que manda no futebol sul-americano, a
operação da Copa América fica a cargo do Comitê Organizador Local (COL), uma
empresa formada no Brasil especialmente para este fim.
Há duas discussões especialmente
delicadas em curso:
1) A disparidade entre renda e
público no jogo de abertura do torneio, disputado entre Brasil e Bolívia no
Morumbi
A renda de R$ 22.476.630,00 dividida
pelo número de 46.342 pagantes (como foi anunciado nos telões do estádio)
resultaria num tíquete médio de R$ 485.
Não faz sentido. Havia quatro
faixas de preço para o jogo do Morumbi: R$ 190, R$ 290, R$ 390 e R$ 590. Esses
valores se referem ao preço inteiro. Estudantes, idosos, professores e pessoas
com deficiência podem pagar meia.
O Comitê Organizador Local (COL)
da Copa América foi procurado desde sexta-feira à noite, mas não respondeu aos
pedidos de informação feitos pelo GloboEsporte.com.
Outra ponto relativo ao jogo
entre Brasil e Bolívia gera desconfiança: dias antes do jogo, a própria
assessoria de comunicação do COL informou que os ingressos estavam esgotados.
Durante a partida, os telões do
Morumbi informaram que havia no estádio 46.342 pagantes e 47.260 presentes –
cerca de 20 mil pessoas a menos do que a capacidade do estádio.
Também sobre isso o COL foi
questionado. E também não respondeu.
Vale ressaltar que o COL informou
que os ingressos estão esgotados também para o jogo desta terça entre Brasil e
Venezuela, em Salvador.
2) As arquibancadas vazias no
Maracanã, na Arena do Grêmio e no Mineirão
Três dos cinco jogos apresentaram
públicos muito abaixo da capacidade dos estádios em que foram disputados: Peru
x Venezuela em Porto Alegre, Paraguai x Catar no Rio e Uruguai x Equador em
Belo Horizonte, todos com taxa de ocupação inferior a 30% (veja tabela acima).
O COL não divulga quantos
ingressos põe à venda em cada partida, por isso o GloboEsporte.com levou em
consideração a capacidade de cada estádio para fazer essa conta.
Na véspera da abertura da Copa
América, a organização informou numa entrevista coletiva que 65% dos ingressos
haviam sido vendidos, e manifestou preocupação específica com dois jogos -- que
ainda não aconteceram.
Antes do início do torneio, o
presidente Alejandro Domínguez declarou não ser possível fazer promoções para
baixar os valores. Mas algumas possibilidades serão analisadas nesta
segunda-feira. Uma delas é aumentar as parcerias como as realizadas no Rio de
Janeiro e no Rio Grande do Sul.
No Rio de Janeiro, 4 mil
ingressos foram doados para a Secretaria Estadual de Educação, que os
distribuiria para alunos da rede pública. Em Porto Alegre, 1.800 entradas foram
para a Secretaria de Esporte e Lazer, que as distribuiu para escolas e
associações esportivas.
GE

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